segunda-feira, 16 de abril de 2018

Dia Mundial da Voz

Hoje, 16 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Voz.
A voz é a mais importante forma de comunicação e determinante nas relações sociais e na vida profissional. Só o seu uso correto vai permitir que tenha uma voz saudável durante toda a vida. 


O que fazer para manter uma voz saudável?
As alterações da voz manifestam-se habitualmente por alterações no timbre, rouquidão, instabilidade nas características vocais e fadiga vocal. Estas alterações têm causas diversas podendo ser o resultado de esforços ou de abuso vocal, assim como de infeções, traumatismos ou tumores.
 
1) Beber 6 a 8 copos de água por dia. Manter as cordas vocais hidratadas melhora a produção de muco e contribui para a lubrificação das pregas/cordas vocais. Deve reduzir a ingestão de bebidas que provocam a desidratação das cordas vocais (álcool, café, chá preto e bebidas gaseificadas).
 
2) Não fume. O tabaco pode provocar cancro do pulmão e cancro da laringe. Tanto nos fumadores como nos “fumadores passivos” o fumo provoca alterações persistente na qualidade da voz.
 
3) Não esforce nem abuse da voz. Em locais ruidosos deve evitar aumentar a intensidade da sua voz. Com a sensação de “garganta seca”, cansaço vocal ou o aparecimento de rouquidão deve tentar poupar a sua e falar o menos possível. Sempre que tiver de usar a voz com grande intensidade, como sucede no exterior, deve utilizar um sistema de amplificação (megafone).
 
4) Deve evitar pigarrear. Ao pigarrear as cordas vocais batem uma na outra, agredindo-se mutuamente. Em vez de pigarrear, beba um gole de água ou engula “em seco”.
 
5) Se estiver doente poupe a sua voz. Sempre que estiver constipado ou com uma infeção respiratória, poupe a sua voz.




Sem comentários:

Enviar um comentário