sábado, 26 de dezembro de 2009

Nota de Abertura

Rádio Vale do Tamel | Web rádio educativa

Olá a todos. A nossa comunidade educativa vê nascer um novo projecto, do qual sou coordenador, e que este ano lectivo arrancou aqui no nosso agrupamento. Falo-vos da Web rádio educativa, designada de Rádio Vale do Tamel, projecto pioneiro nas escolas do concelho de Barcelos, uma vez que o nosso agrupamento será o primeiro a implementar um projecto com esta dimensão.

Em boa hora a direcção do agrupamento apoiou este projecto, isto numa altura em que muito se fala da globalização da informação e também da comunicação, tendo como suporte o uso das novas tecnologias. Estou a falar designadamente do uso do computador e também da internet. E neste aspecto a nossa escola tem-se preocupado em equipar as salas de aula e outros espaços escolares com computadores e outros equipamentos, de forma a proporcionar a alunos e professores boas condições de trabalho, utilizando estas ferramentas que, obviamente, são indispensáveis no actual sistema de ensino.

Como sabem fazer rádio na escola pode ser, para além de uma actividade recreativa com os alunos, uma estratégia de os motivar para novas aprendizagens em contexto escolar e, efectivamente, é isso que nós pretendemos, ou seja, fazer com que os nossos alunos assumam o papel de comunicadores, invertendo a sua habitual condição de receptores de informação na sala de aula. É bom que também saibam assumir com responsabilidade e empenho o papel de comunicadores. E a Web rádio dá-lhes, exactamente, essa oportunidade.
No actual contexto tecnológico, queremos que sejam os nossos alunos também produtores de informação e de conteúdos. E eles sabem fazê-lo.

A Web rádio surge, portanto, como forma de novas experiências e de novas aprendizagens que se desenvolvem dentro da escola. A rádio, integrada nas actividades extra-curriculares, pode, e deve, funcionar como troca e partilha de saberes.

Neste blogue poderão conhecer um pouco melhor o trabalho realizado com os alunos. É aqui que de futuro também poderão ouvir alguns programas de rádio. Entrevistas, reportagens, blocos de notícias do nosso agrupamento, momentos de poesia, contos e histórias, dedicatórias que os alunos tanto gostam, curiosidades, histórias do nosso planeta e outras rubricas, que, em forma de podcasts darão, posteriormente, corpo a vários programas de rádio.
De futuro serão disponibilizados neste blogue vários programas de rádio, a partir da realização de vários podcasts, podendo qualquer utilizador deste blogue, descarregá-los gratuitamente, ouvi-los em casa, no carro, no vosso computador, no vosso leitor de mp3 ou noutro tipo de aparelho.

O desafio está, portanto, lançado.

Pretendemos que a Web rádio seja, num futuro próximo, um projecto que possa ser comum a todo o nosso agrupamento. Para tal solicito, desde já, a vossa colaboração e a vossa vontade em participar neste projecto que acaba por ser um desafio para todos nós mas é também uma forma de ligação entre a nossa comunidade educativa.

Há, portanto, a partir de agora, uma rádio que nos liga!
Um agrupamento… uma escola … uma rádio!!
E a equipa da Rádio Vale de Tamel – Web rádio educativa conta com todos vós.

| Prof. Vítor Diegues |