segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Conversa com Roberto, aluno do 11.º ano - Ed. Especial

Olá ouvintes da WebRádio, a autora Maria Teresa Eglér Mantoan diz que INCLUSÃO “é o privilégio de conviver com as diferenças.” Aqui partilhamos uma boa experiência com o nosso aluno Roberto do 11.º ano, autista, integrado na Educação Especial. Um dia destes, no estúdio da Rádio, sem nada programar ... sentados um à frente do outro, numa conversa completamente informal começamos a falar "das coisas" do mundo do Roberto. A determinada altura lembrei-me de começar gravar a conversa... que aqui reproduzimos. Se quisesse esboçar um "registo técnico" diria que o Roberto beneficiou nesta experiência de alternativas de ensino, desenvolvendo a oralidade, o raciocínio de ideias, o poder de argumentação, a trabalhar com as tecnologias... no fundo promoveu-se a "Literacia digital" Mas mais importante que todas estas competências aqui fica um bom exemplo de INCLUSÃO que o nosso Agrupamento oferece a estes alunos. O Roberto na parte final da conversa diz mais ou menos isto: "Apetece-me dizer que é bom estar com os professores, com os auxiliares, com os meus amigos e só quero que saibam que eu não sou perfeito e ninguém é perfeito, mas cada um tem a sua atitude... a sua forma de ser e dizer aos meus amigos que eu gosto muito deles e ... os meus amigos é como se fossem a minha vida" (Roberto, 16 anos, aluno do 11.º ano, integrado na Educação Especial) Vai valer a pena ouvir…

Sem comentários:

Enviar um comentário